Destrinchando o levantamento de peso olímpico: agachamento e desenvolvimento
 
Na última coluna, quando falei de potência na preparação de um atleta de rugby citei dois exercícios, o arranque e o arremesso, você leitor que ficou curioso e pesquisou um pouco sobre esses exercícios, e até mesmo tentou fazê-los em seu treino, deve ter reparado como o levantamento de peso olímpico tem algumas particularidades que o torna especial.
Primeiramente são exercícios globais, que trabalham o corpo de forma integrada, e qualquer déficit de força em alguma parte do corpo, ou alguma limitação articular, já torna o movimento complicado e algumas vezes quase impossível de ser executado. Em segundo lugar são movimentos que já exigem força, desde o primeiro momento da retirada da barra do chão até a barra estar completamente erguida à cima da cabeça, e essa força deve ser produzida com velocidade, pois de forma contrária seria muito difícil concluir o exercício.
Existem várias técnicas para explicação e ensinamento da técnica do levantamento de peso olímpico, aqui destrincharei o movimento em outros quatros exercícios, que servirão de base, tanto para aquisição de força como para aprendizagem da técnica, o agachamento, o desenvolvimento, o levantamento terra e o power clean.
Grande parte dos leitores já fez ou ainda faz alguns desses exercícios, porém vou colocá-los de uma maneira a serem úteis na preparação do arranque e do arremesso.
Primeiro vou falar do agachamento. Esse exercício trabalha os músculos da coxa e lombar se for executado numa barra guiada, e flexionando os joelhos a uma angulação até que 90 graus. Porém, pode trabalhar o corpo quase todo, não só os músculos da coxa e lombar como os abdominais, para-vertebrais, deltóides, costas e braços, basta para isso realizá-lo de maneira completa, agachando mais de 90 graus, de forma livre e variando a posição da barra, sendo algumas séries com a barra sobre os trapézios, outras séries com a barra à frente do corpo e ainda outras com os braços estendidos segurando a barra acima da cabeça.
Outro exercício que deve ser realizado como preparação para o levantamento de peso olímpico é o desenvolvimento. Esse é um exercício simples, que trabalha principalmente os músculos deltóides, musculatura dos ombros, mas para se tornar funcional deve ser executado de pé e trazendo a barra pela parte da frente do corpo descendo até a altura do peito, tomando muito cuidado para manter as costas eretas, abdominais contraídos e o quadril encaixado, com as pernas levemente semi-flexionadas, evitando assim uma sobre carga excessiva na coluna lombar.
Lembrem-se, todos os exercícios devem ser realizados sob a supervisão de um profissional de educação física, devidamente credenciado, evitando assim qualquer tipo de lesão causada pela má execução. Também é importante ressaltar que nunca se deve colocar muito peso antes de estar totalmente familiarizado com o exercício.
Na próxima coluna tratarei do levantamento terra e do power clean na preparação para o arranque e o arremesso e também de que forma esses exercícios são funcionais para o rugby.
 
Henrique Dantas

 

Matéria vinculada no site www.rugbyspirit.com.br

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